Escola e combate à
Discriminação:um diálogo possível
Como o Educador pode identificar o preconceito e a discriminação na
escola?
• Uso de cartazes,
livros e revistas que apresentem apenas referências de pessoas brancas.
• Repetição de
apelidos, piadas e ironias que encobrem idéias preconceituosas.
• Tratamento afetivo
diferente, recusando beijos, agrados e carinhos às crianças não brancas.
• Valorização exclusiva
da cultura, beleza e comportamento das pessoas brancas.
• Ausência de alunos
negros em posições de destaque nas atividades da escola.
• Prevalência de
professores brancos na equipe da escola.
• Banalização das
situações de discriminação e preconceito na escola.
Conseqüências do preconceito e discriminação para aluna(o)s negros:
• Auto-rejeição,
rejeição ao outro igual, rejeição por parte do grupo.
• Baixa auto-estima.
• Apatia, timidez,
pouca ou nenhuma participação na sala do grupo.
• Agressividade
aparentemente sem motivo, docilidade excessiva.
• Recusa em ir para a
escola.
• Dificuldade de
aprendizagem.
• Repetência e exclusão
escolar.
Conseqüências do preconceito e discriminação para aluna(o)s brancos:
• Cristalização de um
sentimento irreal de superioridade:étnica, cultural, intelectual, profissional,
etc.
• Perpetuação de uma
postura desrespeitosa com o diferente.
• Apelidos e
xingamentos pelos quais os alunos negros são nomeados por seus colegas nas
escolas:“Pneu/Suco de pneu”,“Feijoada/Feijão preto/Mulatinho”,“Milho
preto/Amendoim”,“Nêga do fubá”,“Toddy”,“Café com leite”,“Chocolate podre/Chiclete
de Mecânico”, “Fumaça/Carvão”, “Preto/Nerinho/Roxo pardo”,
“Negão/Nêgo/Crioulo/Negro safado”, “Macaco/Macaco preto/Gorila”,
“Piolho/lobisomem”, “Vela preta/Macumbeira/Endiabrado”, “Galinha (preta de
macumba)”, “Pelezinho”, “Zé Pequeno”, “Cola de asfalto”, “Preta fedida”,
“Coisa”, “Cabelo Ruim/Cabelo à prova d´´água/Assolam/Cabelo Duro”,
“Perucão/Piolho/Pixaim”.
Algumas sugestões de atividades para se em sala de aula:
• Procurar saber o que
as crianças conhecem sobre a África.
• Explicar o que é
racismo, preconceito e discriminação.
• Mostrar como as
pessoas negras são representadas em nossa sociedade (TV, mídia etc.).
• Aproveitar e
trabalhar as curiosidades dos alunos reforçando o respeito às diferenças.
• Como representar os
temas MORTE e DEUS através da diferentes culturas?
• Gravações e
entrevistas entre os próprios colegas para que eles contem suas histórias
familiares.
• Fotografias sobre a
composição familiar dos próprios colegas.
• Montagem de um
pequeno dicionário com palavras sobre a nossa diversidade. Exemplo: raça,
negritude, rap, religiões de origem africanas…
• Mural sobre as
personalidades negras e suas contribuições para a construção do País.
• Pesquisas sobre
instrumentos musicais e contar as suas histórias.
• Pesquisas sobre
danças, folclore e apresentar as suas coreografias.
• Explorar as
diferentes culinárias e outras manifestações culturais existentes, preservadas
pela comunidade.
• Pesquisar com os
alunos hábitos, costumes e palavras de origem africana incorporadas à cultura
brasileira.
• Promover visitar a
instituições culturais, museus, casas de cultura existentes na comunidade.Entre
outras.
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