SEQÜÊNCIA DIDÁTICA
– 1º ao 3º ANO
A CASINHA DA VOVÓ
ELABORADA PELAS PROFESSORAS:
ALESSANDRA NERY
ANA FERREIRA
CAUINA CAMPOS
CLEISE BRANDÃO
LUCINALVA COSTA
MARIDÁLIA PACHECO
TATHIANA PAIVA
SEQÜÊNCIA DIDÁTICA – 1º ao 3º ANO
A CASINHA DA VOVÓ
A CASINHA DA VOVÓ
CERCADINHA DE CIPÓ.
O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ.
Objetivos:
·
Memorizar a parlenda;
·
Adequar o oral ao escrito;
·
Exercitar a escrita;
·
Ler mesmo que não convencionalmente;
·
Interagir com o colega;
·
Atentar-se para letra inicial das palavras e quantidade de letras;
·
Reconhecer as palavras da parlenda.
Conteúdos:
Alfabeto e
ordem alfabética,vogais e
consoantes,letras
e sílabas,rima,produção textual(lista),família,números.
Gêneros:
·
Parlenda e lista.
Estratégias:
·
Levantamento dos conhecimentos prévios
·
Leitura da parlenda;
·
Atividade de consciência fonológica,leitura e escrita
·
Cruzadinha
·
Caça-palavras
·
Lista de nomes próprios
·
Árvore genealógica
CRONOGRAMA INICIAL DAS AULAS:
1º DIA:
• Organize a sala para a leitura do texto (pode ser em
círculo, em U ou como preferir, deixando os alunos à vontade). Utilizar também
o cartaz ou o quadro mesmo.
• Informe o gênero, explicando o conceito de parlenda
e que está escrita em um cartaz (suporte).
• Mostre o 1º cartaz da parlenda escrita com letra de
imprensa maiúscula.
• Leia a parlenda pausadamente, passando o dedo sobre
as palavras.
• Repita a leitura até que os alunos se familiarizem
com as palavras e consigam repeti-las sozinhos.
• Peça que os alunos leiam a quadrinha, vá passando o
dedo em cima das palavras e mostrando que a leitura se faz da esquerda para a
direita e de cima para baixo.
• Peça que cada aluno também leia a parlenda
individualmente com suas orientações como na leitura coletiva (do cartaz ou do
quadro ou entregar o texto).
• Faça a exploração oral da parlenda com questões de
compreensão:
A) De quem é a casinha?
B) Como é a casinha?
C) Por que o café está demorando?
2º DIA:
·
Mostre o 1º cartaz da parlenda e leia-o com os alunos.
·
Peça que os alunos identifiquem a primeira e última palavra da parlenda,
colorindo-as de vermelho e azul.
·
Em seguida, peça pra que os alunos copiem a parlenda.
·
Circule na parlenda a palavra CASINHA.
·
Desenhe a casinha da vovó.
3° DIA:
·
Distribua o texto (parlenda) para cada aluno e peça que eles coloram de
lápis verde os espaços em branco, levando-os a perceber que em cada espaço
temos uma nova palavra.
·
Peça que eles contem o número de palavras encontradas na 1º linha da
parlenda, em seguida repita a atividade com as demais linhas.
·
Mostre que existem palavras com poucas letras ( A, da, de, o, com, pó)
ressaltando que elas são palavras.
·
Peça para eles circularem de lápis vermelho a palavra CASINHA na
parlenda e que contem o número de letras dessa palavra.
A) Quantas letras tem?
B) Qual é a letra inicial?
C) Qual é a letra final?
·
Em seguida, peça que eles circulem de azul as palavras com 2 letras, de
verde as palavras com 3 letras e de amarelo as palavras com 4 letras Pergunte
aos alunos se nessa parlenda aparece alguma palavra repetida, se aparecer, peça
que eles sublinhem elas.
4º DIA:
·
Disponibilize o alfabeto móvel com várias letras para os alunos e peça
que eles montem a palavra Casinha.
Agora, peça que vejam a figura da casa e depois organize as letras para
formar o nome da figura (registro no caderno):
·
Agora organize os alunos em grupos e disponha fichas com as frases
emendadas da parlenda e fichas com as palavras da parlenda e peça que os alunos
as organize-as de maneira correta. Ex.: (Acasinhadavovó / cercadinhadecipó).
Não se esqueça de pedir que os alunos registrem no caderno.
·
Para a atividade anterior utilize as fichas com letras de imprensa
maiúscula, como no 1º cartaz.
5º DIA:
·
Peça para que os alunos completem o quadro a seguir:
PALAVRA
|
No DE LETRAS
|
A
|
|
CASINHA
|
|
DA
|
|
VOVÓ
|
|
CERCADINHA
|
|
DE
|
|
CIPÓ
|
|
O
|
|
CAFÉ
|
|
ESTÁ
|
|
DEMORANDO
|
|
COM
|
|
CERTEZA
|
|
NÃO
|
|
TEM
|
|
PÓ
|
·
Agora, disponibilize jornais e revistas para que os alunos encontrem,
recortem e colem palavras com 2, 3, 4, 6 ou mais letras (uma palavra de cada).
6º DIA:
·
Apresente o 2º cartaz (com desenhos no lugar de palavras).
·
Peça que os alunos comparem o 1º cartaz (letra de imprensa maiúscula)
com o 2º (desenhos).
·
Peça que os alunos observem os dois cartazes e expliquem as diferenças
do 1º com o 2º cartaz.
·
Aponte cada desenho e peça que os alunos digam seu nome do desenho.
·
Em seguida, disponha as fichas e peça que eles procurem as palavras
correspondentes aos desenhos.
7º DIA:
·
Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de
preferência que seja na altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho,
letra de imprensa maiúscula e não coloque desenhos para representar letras,
pois não é recomendável).
·
Ofereça o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.
·
Apresente letra por letra (não precisa ser em ordem alfabética) e teste
os conhecimentos prévios de seus alunos.
·
Aponte no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos
identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
·
Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifique-a
no alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
·
Apontar as letras: C S N HC D N H R T P F S A I.
·
Em seguida, ditar novamente cada letra até formar a palavra e perguntar:
“Qual palavra da parlenda formamos?”
CASINHA |
·
Peça para que os alunos identifiquem na parlenda todas as palavras que
iniciam com a letra “C”, colorindo-as de verde ou que tenham a letra “C” no
meio da palavra, colorindo-as de azul.
·
Utilize o 2º cartaz e peça para que os alunos escrevam as palavras
referentes aos desenhos da parlenda, utilizando o alfabeto móvel.
Disponibilize
jornais e revistas para que eles encontrem, recortem e colem palavras com a
letra “C” no início.
8º DIA:
•
Apresente aos alunos o 3º cartaz (letra de imprensa minúscula) e compare-o com
o 1º cartaz, fazendo perguntas aos alunos, identificando as diferenças entre
eles ( mostre que livros, jornais, revistas são escritos com este tipo de
letra).
• Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho, letra de imprensa minúscula e não coloque desenhos para representar letras, pois não é recomendável).
• Ofereça o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.
• Apresente letra por letra e teste os conhecimentos prévios de seus alunos.
• Aponte no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
• Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifiquem no alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
• Distribua fichinhas com as palavras da parlenda escritas de letras diferentes (imprensa maiúscula e imprensa minúscula), em seguida peça que eles formem os pares (tipo Jogo da Memória) e peça que copiem no caderno.
• Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho, letra de imprensa minúscula e não coloque desenhos para representar letras, pois não é recomendável).
• Ofereça o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.
• Apresente letra por letra e teste os conhecimentos prévios de seus alunos.
• Aponte no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
• Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifiquem no alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
• Distribua fichinhas com as palavras da parlenda escritas de letras diferentes (imprensa maiúscula e imprensa minúscula), em seguida peça que eles formem os pares (tipo Jogo da Memória) e peça que copiem no caderno.
9º DIA:
Apresente o 4º
cartaz (letra cursiva) e repita os procedimentos da atividade acima.
• Mostre que usamos letras cursivas maiúsculas para início de frases e as demais, minúsculas.
• Sugestões de atividades: “Jogo da Memória”, “Bingo de Letras e Palavras”, “Dominó de Diferentes tipos de Letras”.
• Mostre que usamos letras cursivas maiúsculas para início de frases e as demais, minúsculas.
• Sugestões de atividades: “Jogo da Memória”, “Bingo de Letras e Palavras”, “Dominó de Diferentes tipos de Letras”.
10º DIA:
Utilize novamente o cartaz da parlenda.
• Escolher uma palavra da parlenda.
• Fale-a pausadamente, silabando e pergunte aos alunos: Quantos pedacinhos tem essa palavra? Quantas vezes abrimos a boca pra falar? Bata palmas para cada sílaba, explicando aos alunos que sílaba e pedaço são a mesma coisa.
• Repita o mesmo procedimento com cada palavra da parlenda (utilize as fichas com as palavras).
• Distribua a parlenda novamente e peça que cada aluno: colora de vermelho as palavras com 1 sílaba, de azul as palavras com 2 sílabas, de verde as palavras com 3 sílabas e de amarelo as palavras com 4 sílabas.
• Aproveite os nomes dos alunos da sala (primeiro nome apenas) para trabalhar a consciência silábica, fazendo “Listas de Nomes”.
Complete a tabela:
• Escolher uma palavra da parlenda.
• Fale-a pausadamente, silabando e pergunte aos alunos: Quantos pedacinhos tem essa palavra? Quantas vezes abrimos a boca pra falar? Bata palmas para cada sílaba, explicando aos alunos que sílaba e pedaço são a mesma coisa.
• Repita o mesmo procedimento com cada palavra da parlenda (utilize as fichas com as palavras).
• Distribua a parlenda novamente e peça que cada aluno: colora de vermelho as palavras com 1 sílaba, de azul as palavras com 2 sílabas, de verde as palavras com 3 sílabas e de amarelo as palavras com 4 sílabas.
• Aproveite os nomes dos alunos da sala (primeiro nome apenas) para trabalhar a consciência silábica, fazendo “Listas de Nomes”.
Complete a tabela:
PALAVRAS
|
No DE LETRAS
|
No SÍLABAS
|
CASINHA
|
||
VOVÓ
|
||
CERCADINHA
|
||
CIPO
|
||
CAFÉ
|
||
COM
|
||
CERTEZA
|
||
NÃO
|
||
PÓ
|
• Você pode fazer também tabelas como esta de nomes dos alunos e/ou pedir para recortar de revistas e jornais, palavras e separar o número de letras e de sílabas como na atividade anterior.
11º DIA:
· SÍLABA
INICIAL: Escolher uma palavra da parlenda. Ex.: CAFÉ.
·
Pedir para os alunos identificarem o 1º pedaço (sílaba) da palavra e
sublinhar: CAFÉ.
·
Peça que os alunos ditem outras palavras com a mesma sílaba inicial
“CA”: CAFÉ, CASA, CAMA, CANA, CAVALO, CADEIRA.
·
Pedir que os alunos ditem outras palavras que tenham o mesmo som e
repetir com as outras palavras da quadrinha, sempre iniciando com o padrão
silábico mais simples, sílabas canônicas (C + V).
·
Faça uma “Lista” no quadro com as palavras que eles
ditaram e peça que copiem.
·
SÍLABA FINAL (RIMAS): Utilizado a parlenda escolha outra palavra e faça um traço nas palavras
que rimam: CASINHA – CERCADINHA; VOVÓ – PÓ.
·
Verifique o que os alunos sabem que essas palavras têm em comum, ou
seja, terminam iguais, ou combinam. Explique a eles que essas combinações são
as Rimas.
Faça uma “Lista”de palavras que rimam com CASINHA, ditadas
pelos alunos e peça que eles copiem:
|
·
SÍLABA MEDIAL: Escreva a palavra CERTEZA, separada em sílabas.
·
Peça que os alunos identifiquem o 2º pedacinho ( TE), destacando-o.
·
Escreva outra palavra com a mesma sílaba mediana: MARTELO
e peça que os alunos comparem as 2 palavras.
·
Faça uma alteração da primeira e última sílaba e mude a palavra para: CARTELA.
Pergunte se agora são iguais? Discuta as alterações para que eles entendam a Consciência
Sonora.
|
·
Formamos a palavra: __________________________
A) Quantas letras
tem?
B) Quantas sílabas
tem?
C) Qual é a sílaba
inicial?
D) Qual é a sílaba
final?
E) E qual é a
sílaba mediana?
F) Retire a sílaba
DINHA: CERCADINHA - CERCA
G) Acrescente a
sílaba DA ao final: CERCA – CERCADA
H) Formamos outra palavra,
qual é? _______________
·
Assim, formar novas palavras através das letras móveis, acrescentando ou
retirando letras e sílabas. Variando a posição das letras para que os alunos
estabeleçam a relação entre FONEMA/GRAFEMA e identificando o valor
sonoro.
12º DIA:
·
Selecione uma palavra da parlenda e escreva-a no quadro
·
Separe-a em sílabas e depois as letras de cada sílaba para que os alunos
percebam que nem sempre as sílabas são formadas por C+V, podendo ocorrer
sílabas com V+C ou C+V+C (C = consoante; V = vogal). Ex.:
|
* Agora coloque dentro do quadradinho o número de letras de casa sílaba
da palavra acima:
DE
|
MO
|
RAN
|
DO
|
* Faça o mesmo com as palavras abaixo:
|
||||||||||
|
CER
|
TE
|
ZA
|
·
Chame a atenção dos alunos para os sons de cada sílaba das palavras.
·
Repita a atividade com as outras palavras da parlenda.
AVALIAÇÃO:
·
Ditado das palavras da parlenda.
·
Professor retire os cartazes para que os alunos não tenham nenhum
contato visual com a parlenda. Após o ditado, verifique as dificuldades
ortográficas dos alunos, para ir trabalhando-as gradativamente.
Sugestões de
atividades: “Bingo de Letras, Sílabas e/ou Palavras”, “Dominó de diferentes
Letras, Sílabas e/ou Palavras”, “Cruzadinhas”, “Caça-palavras”, “Trilha”,
“Forca”, “Texto Lacunado”, “Texto Fatiado”, Jogo da Memória(figuras e
palavras)”, “Frases Emendadas”, “Baralho de Sílabas”, “Quantas Palavras (para
formar a partir das sílabas em saquinhos)”, “Caixa de Palavras”, etc.
Exemplos de jogos :
1) FRASES HIPOSEGMENTADAS
- Divida os alunos em grupos.
- Distribua para cada grupo fichas que contenham frases da quadrinha com
as palavras emendadas. Ex: ACASINHADAVOVÓ / CERCADINHADECIPÓ /
OCAFÉESTÁDEMORANDO / COMCERTEZANÃOTEMPÓ.
- Disponha sobre a mesa fichinhas individuais com as palavras da
quadrinha.
- Cada grupo deve organizar (formar) a frase corretamente (com os
espaçamentos entre as palavras).
- Obs.: Utilizar letra de Imprensa maiúscula.
2) JOGO DA MEMÓRIA (FIGURAS E PALAVRAS)
- Divida os alunos em grupos;
- Distribua fichinhas sobre a mesa com os desenhos;
- Distribua também fichinhas com a representação gráfica (escrita em
caixa alta) desses desenhos;
- Embaralhe e coloque as fichinhas com os desenhos e escritas viradas
para baixo;
- Um aluno joga por vez. Definir quem começa por sorteio, “2x1”, “par ou
ímpar”, etc;
- O primeiro aluno vira 2 cartas (uma por vez). Se formar par, continua
jogando. Se não formar par, passa a vez. E assim, sucessivamente. Ganha quem
forma o maior número de pares.
- Pedir para registrarem as palavras do jogo no caderno.
3) BINGO DE LETRAS ou SÍLABAS OU PALAVRAS
- Construa diferentes cartelas com letras do alfabeto ou sílabas ou
palavras da quadrinha em imprensa minúscula;
- Faça um saquinho com as mesmas letras ou sílabas ou palavras,
só que em letra imprensa maiúscula;
- Retire uma letra, sílaba ou palavra por vez e mostre aos alunos ou
“cante” a letra (sílaba/palavra);
- Aquele que tiver a letra correspondente marca;
- Ganha quem preencher primeiro a cartela.
Variação do jogo: construir cartelas com letras cursivas e/ou cartelas mescladas
(maiúscula, minúscula e cursiva).
4) TRILHA
- Distribua para cada aluno uma cartela com a trilha (tabuleiro).
- Disponibilize um envelope com as palavras da quadrinha. Cada aluno
deve retirar uma palavra e falar o número de sílabas. Se estiver correto, ele
anda o número de casas correspondentes ao número de sílabas da palavra. Se não
estiver correto ele passa vez. Ganha o aluno que chegar ao final da trilha
primeiro.
5) CRUZADINHA
- Faça uma cruzadinha com as palavras da quadrinha. Na folha, deixe as
palavras escritas para que os alunos coloquem o número de letras
correspondentes. O objetivo é que os alunos associem o número de letras da
palavra com o seu respectivo quadrinho (nº de letras = nº de quadrinhos).
Atenção! Pode acontecer de palavras diferentes terem o mesmo número de letras,
mas o aluno tem que perceber que a posição da palavra na cruzadinha afeta
outras palavras.
6) TEXTO LACUNADO
- Divida os alunos em grupos. Distribua para cada grupo uma folha com a
quadrinha, mas no lugar de algumas palavras deixe espaços em branco. Deixe
sobre a mesa as palavras da quadrinha. Cada grupo deve procurar e colocar as
palavras corretas sobre os espaços em branco.
A __________ DA VOVÓ
CERCADINHA DE ______ .
O _______ ESTÁ DEMORANDO
COM ____________ NÃO TEM _____.
OBS: Pode-se variar esta atividade, utilizando também palavras escritas com
letra cursiva e/ou trocando as palavras a completar.
7) TEXTO FATIADO
- Divida os alunos em grupos. Distribua para cada grupo fichas com as
frases da quadrinha fora da ordem. Os alunos devem organizar as frases na ordem
correta.
8) DOMINÓ DE DIFERENTES TIPOS DE LETRAS
- Dispor a turma em grupos ou em círculo (dependendo da quantidade de
jogos disponíveis) e jogar como Dominó.
9) BARALHO DE SÍLABAS
- Vire todas as cartelas com as sílabas para baixo e misture-as.
Distribua cinco cartelinhas para os alunos participantes e deixar as outras
viradas para baixo, na mesa. Cada jogador deverá formar uma palavra com as
cartelas em mãos, à sua vez. Se ele não tiver sílabas suficientes, deverá tirar
uma carta da mesa, e aguardar sua próxima vez para formar uma palavra. Ganha
quem conseguir terminar com todas as cartelinhas primeiro.
10) QUANTAS PALAVRAS
- Coloque todas as sílabas dentro de um saco e misture-as. Distribua um
punhado para os alunos participantes e verificar quantas palavras podem ser
formadas. Vence quem conseguir formar o maior número de palavras.
11) DESCUBRA A PALAVRA
- Coloque todas as sílabas dentro de saquinhos (o professor define o
número de sílabas que cada saquinho conterá). Peça que os alunos formem as
palavras com aquelas sílabas. Vence quem conseguir formar o maior número de
palavras.
Obs.: O professor deve mostrar a palavra das fichinhas em anexo, para que
os alunos vejam e confiram se a palavra foi escrita corretamente ou não.
12) CAIXA DE PALAVRAS
- Coloque todas as palavras dentro de uma caixa de fósforos (o professor
define o número de palavras que cada caixa conterá e o campo semântico a ser
utilizado);
- Divida os alunos em grupos;
- Peça que cada aluno retire uma palavra e forme outras palavras com a
letra ou sílaba inicial daquela palavra retirada (pode ser do mesmo campo
semântico ou não);
- Vence quem conseguir formar o maior número de palavras diferentes
daquela retirada da caixa.
Obs.: Os alunos deverão registrar a palavra para que vejam a escrita
correta, número de sílabas, etc.
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