Sequência didática: Aqui no meu quintal...

quinta-feira, 21 de março de 2013

Escola e combate à Discriminação



Escola e combate à Discriminação:um diálogo possível


Como o Educador pode identificar o preconceito e a discriminação na escola?
                     Uso de cartazes, livros e revistas que apresentem apenas referências de pessoas brancas.
                     Repetição de apelidos, piadas e ironias que encobrem idéias preconceituosas.
                     Tratamento afetivo diferente, recusando beijos, agrados e carinhos às crianças não brancas.
                     Valorização exclusiva da cultura, beleza e comportamento das pessoas brancas.
                     Ausência de alunos negros em posições de destaque nas atividades da escola.
                     Prevalência de professores brancos na equipe da escola.
                     Banalização das situações de discriminação e preconceito na escola.

Conseqüências do preconceito e discriminação para aluna(o)s negros:
                     Auto-rejeição, rejeição ao outro igual, rejeição por parte do grupo.
                     Baixa auto-estima.
                     Apatia, timidez, pouca ou nenhuma participação na sala do grupo.
                     Agressividade aparentemente sem motivo, docilidade excessiva.
                     Recusa em ir para a escola.
                     Dificuldade de aprendizagem.
                     Repetência e exclusão escolar. 
Conseqüências do preconceito e discriminação para aluna(o)s brancos:
                     Cristalização de um sentimento irreal de superioridade:étnica, cultural, intelectual, profissional, etc.
                     Perpetuação de uma postura desrespeitosa com o diferente.
                     Apelidos e xingamentos pelos quais os alunos negros são nomeados por seus colegas nas escolas:“Pneu/Suco de pneu”,“Feijoada/Feijão preto/Mulatinho”,“Milho preto/Amendoim”,“Nêga do fubá”,“Toddy”,“Café com leite”,“Chocolate podre/Chiclete de Mecânico”, “Fumaça/Carvão”, “Preto/Nerinho/Roxo pardo”, “Negão/Nêgo/Crioulo/Negro safado”, “Macaco/Macaco preto/Gorila”, “Piolho/lobisomem”, “Vela preta/Macumbeira/Endiabrado”, “Galinha (preta de macumba)”, “Pelezinho”, “Zé Pequeno”, “Cola de asfalto”, “Preta fedida”, “Coisa”, “Cabelo Ruim/Cabelo à prova d´´água/Assolam/Cabelo Duro”, “Perucão/Piolho/Pixaim”.
Algumas sugestões de atividades para se em sala de aula:
                     Procurar saber o que as crianças conhecem sobre a África.
                     Explicar o que é racismo, preconceito e discriminação.
                     Mostrar como as pessoas negras são representadas em nossa sociedade (TV, mídia etc.).
                     Aproveitar e trabalhar as curiosidades dos alunos reforçando o respeito às diferenças.
                     Como representar os temas MORTE e DEUS através da diferentes culturas?
                     Gravações e entrevistas entre os próprios colegas para que eles contem suas histórias familiares.
                     Fotografias sobre a composição familiar dos próprios colegas.
                     Montagem de um pequeno dicionário com palavras sobre a nossa diversidade. Exemplo: raça, negritude, rap, religiões de origem africanas…
                     Mural sobre as personalidades negras e suas contribuições para a construção do País.
                     Pesquisas sobre instrumentos musicais e contar as suas histórias.
                     Pesquisas sobre danças, folclore e apresentar as suas coreografias.
                     Explorar as diferentes culinárias e outras manifestações culturais existentes, preservadas pela comunidade.
                     Pesquisar com os alunos hábitos, costumes e palavras de origem africana incorporadas à cultura brasileira.
                     Promover visitar a instituições culturais, museus, casas de cultura existentes na comunidade.Entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário