Sequência didática: Aqui no meu quintal...

quinta-feira, 21 de março de 2013

Escola e combate à Discriminação



Escola e combate à Discriminação:um diálogo possível


Como o Educador pode identificar o preconceito e a discriminação na escola?
                     Uso de cartazes, livros e revistas que apresentem apenas referências de pessoas brancas.
                     Repetição de apelidos, piadas e ironias que encobrem idéias preconceituosas.
                     Tratamento afetivo diferente, recusando beijos, agrados e carinhos às crianças não brancas.
                     Valorização exclusiva da cultura, beleza e comportamento das pessoas brancas.
                     Ausência de alunos negros em posições de destaque nas atividades da escola.
                     Prevalência de professores brancos na equipe da escola.
                     Banalização das situações de discriminação e preconceito na escola.

Conseqüências do preconceito e discriminação para aluna(o)s negros:
                     Auto-rejeição, rejeição ao outro igual, rejeição por parte do grupo.
                     Baixa auto-estima.
                     Apatia, timidez, pouca ou nenhuma participação na sala do grupo.
                     Agressividade aparentemente sem motivo, docilidade excessiva.
                     Recusa em ir para a escola.
                     Dificuldade de aprendizagem.
                     Repetência e exclusão escolar. 
Conseqüências do preconceito e discriminação para aluna(o)s brancos:
                     Cristalização de um sentimento irreal de superioridade:étnica, cultural, intelectual, profissional, etc.
                     Perpetuação de uma postura desrespeitosa com o diferente.
                     Apelidos e xingamentos pelos quais os alunos negros são nomeados por seus colegas nas escolas:“Pneu/Suco de pneu”,“Feijoada/Feijão preto/Mulatinho”,“Milho preto/Amendoim”,“Nêga do fubá”,“Toddy”,“Café com leite”,“Chocolate podre/Chiclete de Mecânico”, “Fumaça/Carvão”, “Preto/Nerinho/Roxo pardo”, “Negão/Nêgo/Crioulo/Negro safado”, “Macaco/Macaco preto/Gorila”, “Piolho/lobisomem”, “Vela preta/Macumbeira/Endiabrado”, “Galinha (preta de macumba)”, “Pelezinho”, “Zé Pequeno”, “Cola de asfalto”, “Preta fedida”, “Coisa”, “Cabelo Ruim/Cabelo à prova d´´água/Assolam/Cabelo Duro”, “Perucão/Piolho/Pixaim”.
Algumas sugestões de atividades para se em sala de aula:
                     Procurar saber o que as crianças conhecem sobre a África.
                     Explicar o que é racismo, preconceito e discriminação.
                     Mostrar como as pessoas negras são representadas em nossa sociedade (TV, mídia etc.).
                     Aproveitar e trabalhar as curiosidades dos alunos reforçando o respeito às diferenças.
                     Como representar os temas MORTE e DEUS através da diferentes culturas?
                     Gravações e entrevistas entre os próprios colegas para que eles contem suas histórias familiares.
                     Fotografias sobre a composição familiar dos próprios colegas.
                     Montagem de um pequeno dicionário com palavras sobre a nossa diversidade. Exemplo: raça, negritude, rap, religiões de origem africanas…
                     Mural sobre as personalidades negras e suas contribuições para a construção do País.
                     Pesquisas sobre instrumentos musicais e contar as suas histórias.
                     Pesquisas sobre danças, folclore e apresentar as suas coreografias.
                     Explorar as diferentes culinárias e outras manifestações culturais existentes, preservadas pela comunidade.
                     Pesquisar com os alunos hábitos, costumes e palavras de origem africana incorporadas à cultura brasileira.
                     Promover visitar a instituições culturais, museus, casas de cultura existentes na comunidade.Entre outras.




"A escola pública precisa ser vista como lugar de desconstrução das discriminações que perpassam nossa cultura, de forma silenciosa ou denegada, dessa forma lugar do ensino religioso não é na escola pública, mas na família e nas comunidades religiosas, para quem assim o quiser."












E na sua escola como é???


Escola é laica, mas tem 'Pai Nosso' antes das aulas


Os alunos da escola municipal Dom Hélder Câmara, no Recife, rezam diariamente o Pai Nosso antes de entrarem nas salas de aula. A rotina é cumprida no pátio da escola que tem, na entrada, um crucifixo na parede e um cartaz com foto do arcebispo católico que morreu em 1999, aos 90 anos. O prédio onde funciona a escola foi cedido à prefeitura pela Irmandade das Almas do Recife. Uma capela faz parte do imóvel, mas, segundo a diretora Lucila Araújo, ela não é usada por professores e alunos. "Em sala de aula ninguém prega uma religião", diz Lucila.

O caso mostra que, embora a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) proíba o proselitismo nas escolas públicas, na prática, ele persiste, por tradição ou desconhecimento, em todo o País.

Em Curitiba, o Colégio Estadual Santa Cândida, administrado pelas Irmãs Franciscanas da Sagrada Família, tem capela, crucifixos, aula de religião e orações diárias. A página do colégio na internet destaca imagens de Santa Cândida, além de orações. Apesar de pública, o site diz que a escola "fundamenta seus princípios educacionais nos valores do Evangelho".

Em Belo Horizonte, a Escola Municipal Governador Carlos Lacerda funciona em um terreno doado por uma congregação religiosa. Os estudantes convivem diariamente com uma gruta com a imagem de uma santa, instalados no pátio da instituição. O diretor Wagner José Gomes Barbosa afirma que "toda escola pública é laica" e diz que a gruta com a imagem já existia antes da construção da escola.

Para assegurar a neutralidade, Barbosa diz que, nas formaturas do ensino médio, é realizado um culto ecumênico: "Chamamos um pastor evangélico, um espírita e um padre, além de quaisquer outras religiões que queiram participar." 



Paulopes informa que reprodução deste texto só poderá ser feita com o CRÉDITO e LINK da origem. 


terça-feira, 19 de março de 2013


PREGADORES IDEIA TIRADA DO BLOG:oficinadecriatividade de Jacirinha.
OBRIGADA PELA IDEIA.

Sequência Didática: A Casinha da Vovó



SEQÜÊNCIA DIDÁTICA – 1º ao 3º ANO
A CASINHA DA VOVÓ

ELABORADA PELAS PROFESSORAS:
ALESSANDRA NERY
ANA FERREIRA
CAUINA CAMPOS
CLEISE BRANDÃO
LUCINALVA COSTA
MARIDÁLIA PACHECO
TATHIANA PAIVA




SEQÜÊNCIA DIDÁTICA – 1º ao 3º ANO
A CASINHA DA VOVÓ

A CASINHA DA VOVÓ
CERCADINHA DE CIPÓ.
O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ.


Objetivos:
·         Memorizar a parlenda;
·         Adequar o oral ao escrito;
·         Exercitar a escrita;
·         Ler mesmo que não convencionalmente;
·         Interagir com o colega;
·         Atentar-se para letra inicial das palavras e quantidade de letras;
·         Reconhecer as palavras da parlenda.


     Conteúdos:
      Alfabeto e ordem alfabética,vogais e consoantes,letras e sílabas,rima,produção textual(lista),família,números.

   Gêneros:
·         Parlenda e lista.


Estratégias:
·         Levantamento dos conhecimentos prévios
·         Leitura da parlenda;
·         Atividade de consciência fonológica,leitura e escrita
·         Cruzadinha
·         Caça-palavras
·         Lista de nomes próprios
·         Árvore genealógica




CRONOGRAMA INICIAL DAS AULAS:

1º DIA:
•    Organize a sala para a leitura do texto (pode ser em círculo, em U ou como preferir, deixando os alunos à vontade). Utilizar também o cartaz ou o quadro mesmo.
•    Informe o gênero, explicando o conceito de parlenda e que está escrita em um cartaz (suporte).
•    Mostre o 1º cartaz da parlenda escrita com letra de imprensa maiúscula.
•    Leia a parlenda pausadamente, passando o dedo sobre as palavras.
•    Repita a leitura até que os alunos se familiarizem com as palavras e consigam repeti-las sozinhos.
•    Peça que os alunos leiam a quadrinha, vá passando o dedo em cima das palavras e mostrando que a leitura se faz da esquerda para a direita e de cima para baixo.
•    Peça que cada aluno também leia a parlenda individualmente com suas orientações como na leitura coletiva (do cartaz ou do quadro ou entregar o texto).
•    Faça a exploração oral da parlenda com questões de compreensão:
A)    De quem é a casinha?
B)    Como é a casinha?
C)    Por que o café está demorando?

2º DIA:

·                     Mostre o 1º cartaz da parlenda e leia-o com os alunos.
·                     Peça que os alunos identifiquem a primeira e última palavra da parlenda, colorindo-as de vermelho e azul.
·                     Em seguida, peça pra que os alunos copiem a parlenda.
·                     Circule na parlenda a palavra CASINHA.
·                     Desenhe a casinha da vovó.

3° DIA:

·         Distribua o texto (parlenda) para cada aluno e peça que eles coloram de lápis verde os espaços em branco, levando-os a perceber que em cada espaço temos uma nova palavra.
·         Peça que eles contem o número de palavras encontradas na 1º linha da parlenda, em seguida repita a atividade com as demais linhas.
·         Mostre que existem palavras com poucas letras ( A, da, de, o, com, pó) ressaltando que elas são palavras.
·         Peça para eles circularem de lápis vermelho a palavra CASINHA na parlenda e que contem o número de letras dessa palavra.
A) Quantas letras tem?
B) Qual é a letra inicial?
C) Qual é a letra final?
·         Em seguida, peça que eles circulem de azul as palavras com 2 letras, de verde as palavras com 3 letras e de amarelo as palavras com 4 letras Pergunte aos alunos se nessa parlenda aparece alguma palavra repetida, se aparecer, peça que eles sublinhem elas.
4º DIA:
·         Disponibilize o alfabeto móvel com várias letras para os alunos e peça que eles montem a palavra Casinha.
Agora, peça que vejam a figura da casa e depois organize as letras para formar o nome da figura (registro no caderno):
·         Agora organize os alunos em grupos e disponha fichas com as frases emendadas da parlenda e fichas com as palavras da parlenda e peça que os alunos as organize-as de maneira correta. Ex.: (Acasinhadavovó / cercadinhadecipó). Não se esqueça de pedir que os alunos registrem no caderno.
·         Para a atividade anterior utilize as fichas com letras de imprensa maiúscula, como no 1º cartaz.
5º DIA:

·         Peça para que os alunos completem o quadro a seguir:
PALAVRA
No DE LETRAS
A
CASINHA
DA
VOVÓ
CERCADINHA
DE
CIPÓ
O
CAFÉ
ESTÁ
DEMORANDO
COM
CERTEZA
NÃO
TEM
·         Agora, disponibilize jornais e revistas para que os alunos encontrem, recortem e colem palavras com 2, 3, 4, 6 ou mais letras (uma palavra de cada).

6º DIA:

·         Apresente o 2º cartaz (com desenhos no lugar de palavras).
·         Peça que os alunos comparem o 1º cartaz (letra de imprensa maiúscula) com o 2º (desenhos).
·         Peça que os alunos observem os dois cartazes e expliquem as diferenças do 1º com o 2º cartaz.
·         Aponte cada desenho e peça que os alunos digam seu nome do desenho.
·         Em seguida, disponha as fichas e peça que eles procurem as palavras correspondentes aos desenhos.
7º DIA:
·         Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho, letra de imprensa maiúscula e não coloque desenhos para representar letras, pois não é recomendável).
·         Ofereça o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.
·         Apresente letra por letra (não precisa ser em ordem alfabética) e teste os conhecimentos prévios de seus alunos.
·         Aponte no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
·         Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifique-a no alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
·         Apontar as letras: C S N HC D N H R T P F S A I.
·         Em seguida, ditar novamente cada letra até formar a palavra e perguntar: “Qual palavra da parlenda formamos?”

CASINHA
·         Peça para que os alunos identifiquem na parlenda todas as palavras que iniciam com a letra “C”, colorindo-as de verde ou que tenham a letra “C” no meio da palavra, colorindo-as de azul.
·         Utilize o 2º cartaz e peça para que os alunos escrevam as palavras referentes aos desenhos da parlenda, utilizando o alfabeto móvel.
Disponibilize jornais e revistas para que eles encontrem, recortem e colem palavras com a letra “C” no início.





8º DIA:
•    Apresente aos alunos o 3º cartaz (letra de imprensa minúscula) e compare-o com o 1º cartaz, fazendo perguntas aos alunos, identificando as diferenças entre eles ( mostre que livros, jornais, revistas são escritos com este tipo de letra).
•    Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelho, letra de imprensa minúscula e não coloque desenhos para representar letras, pois não é recomendável).
•    Ofereça o alfabeto impresso em folha pra cada aluno e um alfabeto móvel.
•    Apresente letra por letra e teste os conhecimentos prévios de seus alunos.
•    Aponte no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
•    Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifiquem no alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
•    Distribua fichinhas com as palavras da parlenda escritas de letras diferentes (imprensa maiúscula e imprensa minúscula), em seguida peça que eles formem os pares (tipo Jogo da Memória) e peça que copiem no caderno.

9º DIA:
Apresente o 4º cartaz (letra cursiva) e repita os procedimentos da atividade  acima.
•    Mostre que usamos letras cursivas maiúsculas para início de frases e as demais, minúsculas.
•    Sugestões de atividades: “Jogo da Memória”, “Bingo de Letras e Palavras”, “Dominó de Diferentes tipos de Letras”.

10º DIA:
Utilize novamente o cartaz da parlenda.
•    Escolher uma palavra da parlenda.
•    Fale-a pausadamente, silabando e pergunte aos alunos: Quantos pedacinhos tem essa palavra? Quantas vezes abrimos a boca pra falar? Bata palmas para cada sílaba, explicando aos alunos que sílaba e pedaço são a mesma coisa.
•    Repita o mesmo procedimento com cada palavra da parlenda (utilize as fichas com as palavras).
•    Distribua a parlenda novamente e peça que cada aluno: colora de vermelho as palavras com 1 sílaba, de azul as palavras com 2 sílabas, de verde as palavras com 3 sílabas e de amarelo as palavras com 4 sílabas.
•    Aproveite os nomes dos alunos da sala (primeiro nome apenas) para trabalhar a consciência silábica, fazendo “Listas de Nomes”.
Complete a tabela:
PALAVRAS
No DE LETRAS
No SÍLABAS
CASINHA
VOVÓ
CERCADINHA
CIPO
CAFÉ
COM
CERTEZA
NÃO

•    Você pode fazer também tabelas como esta de nomes dos alunos e/ou pedir para recortar de revistas e jornais, palavras e separar o número de letras e de sílabas como na atividade anterior.

11º DIA:
· SÍLABA INICIAL: Escolher uma palavra da parlenda. Ex.: CAFÉ.
·         Pedir para os alunos identificarem o 1º pedaço (sílaba) da palavra e sublinhar: CAFÉ.
·         Peça que os alunos ditem outras palavras com a mesma sílaba inicial “CA”: CAFÉ, CASA, CAMA, CANA, CAVALO, CADEIRA.
·         Pedir que os alunos ditem outras palavras que tenham o mesmo som e repetir com as outras palavras da quadrinha, sempre iniciando com o padrão silábico mais simples, sílabas canônicas (C + V).
·         Faça uma “Lista” no quadro com as palavras que eles ditaram e peça que copiem.
·         SÍLABA FINAL (RIMAS): Utilizado a parlenda escolha outra palavra e faça um traço nas palavras que rimam: CASINHA – CERCADINHA; VOVÓ – PÓ.
·         Verifique o que os alunos sabem que essas palavras têm em comum, ou seja, terminam iguais, ou combinam. Explique a eles que essas combinações são as Rimas.
Faça uma “Lista”de palavras que rimam com CASINHA, ditadas pelos alunos e peça que eles copiem:


FARINHA
CACHORRINHA
GALINHA
NETINHA
GARRAFINHA
·         SÍLABA MEDIAL: Escreva a palavra CERTEZA, separada em sílabas.
·         Peça que os alunos identifiquem o 2º pedacinho ( TE), destacando-o.
·         Escreva outra palavra com a mesma sílaba mediana: MARTELO e peça que os alunos comparem as 2 palavras.
·         Faça uma alteração da primeira e última sílaba e mude a palavra para: CARTELA. Pergunte se agora são iguais? Discuta as alterações para que eles entendam a Consciência Sonora.

CERCADINHA
·         Formamos a palavra: __________________________
A) Quantas letras tem?
B) Quantas sílabas tem?
C) Qual é a sílaba inicial?
D) Qual é a sílaba final?
E) E qual é a sílaba mediana?
F) Retire a sílaba DINHA: CERCADINHA - CERCA
G) Acrescente a sílaba DA ao final: CERCA – CERCADA
H) Formamos outra palavra, qual é? _______________
·         Assim, formar novas palavras através das letras móveis, acrescentando ou retirando letras e sílabas. Variando a posição das letras para que os alunos estabeleçam a relação entre FONEMA/GRAFEMA e identificando o valor sonoro.
12º DIA:
·         Selecione uma palavra da parlenda e escreva-a no quadro
·         Separe-a em sílabas e depois as letras de cada sílaba para que os alunos percebam que nem sempre as sílabas são formadas por C+V, podendo ocorrer sílabas com V+C ou C+V+C (C = consoante; V = vogal). Ex.:

DEMORANDO
* Agora coloque dentro do quadradinho o número de letras de casa sílaba da palavra acima:
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DE
clip_image001[1]
MO
clip_image001[2]
RAN
clip_image001[3]
DO
* Faça o mesmo com as palavras abaixo:
CERCADINHA

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CER
clip_image001[1]
CA
clip_image001[2]
DI
clip_image001[3]
NHA


CERTEZA

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CER
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TE
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ZA
·         Chame a atenção dos alunos para os sons de cada sílaba das palavras.
·         Repita a atividade com as outras palavras da parlenda.
AVALIAÇÃO:
·         Ditado das palavras da parlenda.
·         Professor retire os cartazes para que os alunos não tenham nenhum contato visual com a parlenda. Após o ditado, verifique as dificuldades ortográficas dos alunos, para ir trabalhando-as gradativamente.
Sugestões de atividades: “Bingo de Letras, Sílabas e/ou Palavras”, “Dominó de diferentes Letras, Sílabas e/ou Palavras”, “Cruzadinhas”, “Caça-palavras”, “Trilha”, “Forca”, “Texto Lacunado”, “Texto Fatiado”, Jogo da Memória(figuras e palavras)”, “Frases Emendadas”, “Baralho de Sílabas”, “Quantas Palavras (para formar a partir das sílabas em saquinhos)”, “Caixa de Palavras”, etc. 

Exemplos de jogos :

1) FRASES HIPOSEGMENTADAS
- Divida os alunos em grupos.
- Distribua para cada grupo fichas que contenham frases da quadrinha com as palavras emendadas. Ex: ACASINHADAVOVÓ / CERCADINHADECIPÓ / OCAFÉESTÁDEMORANDO / COMCERTEZANÃOTEMPÓ.
- Disponha sobre a mesa fichinhas individuais com as palavras da quadrinha.
- Cada grupo deve organizar (formar) a frase corretamente (com os espaçamentos entre as palavras).
- Obs.: Utilizar letra de Imprensa maiúscula.

2) JOGO DA MEMÓRIA (FIGURAS E PALAVRAS)
- Divida os alunos em grupos;
- Distribua fichinhas sobre a mesa com os desenhos;
- Distribua também fichinhas com a representação gráfica (escrita em caixa alta) desses desenhos;
- Embaralhe e coloque as fichinhas com os desenhos e escritas viradas para baixo;
- Um aluno joga por vez. Definir quem começa por sorteio, “2x1”, “par ou ímpar”, etc;
- O primeiro aluno vira 2 cartas (uma por vez). Se formar par, continua jogando. Se não formar par, passa a vez. E assim, sucessivamente. Ganha quem forma o maior número de pares.
- Pedir para registrarem as palavras do jogo no caderno.

3) BINGO DE LETRAS ou SÍLABAS OU PALAVRAS
- Construa diferentes cartelas com letras do alfabeto ou sílabas ou palavras da quadrinha em imprensa minúscula;
- Faça um saquinho com as mesmas letras ou sílabas ou palavras, só que em letra imprensa maiúscula;
- Retire uma letra, sílaba ou palavra por vez e mostre aos alunos ou “cante” a letra (sílaba/palavra);
- Aquele que tiver a letra correspondente marca;
- Ganha quem preencher primeiro a cartela.
Variação do jogo: construir cartelas com letras cursivas e/ou cartelas mescladas (maiúscula, minúscula e cursiva).

4) TRILHA
- Distribua para cada aluno uma cartela com a trilha (tabuleiro).
- Disponibilize um envelope com as palavras da quadrinha. Cada aluno deve retirar uma palavra e falar o número de sílabas. Se estiver correto, ele anda o número de casas correspondentes ao número de sílabas da palavra. Se não estiver correto ele passa vez. Ganha o aluno que chegar ao final da trilha primeiro.

5) CRUZADINHA
- Faça uma cruzadinha com as palavras da quadrinha. Na folha, deixe as palavras escritas para que os alunos coloquem o número de letras correspondentes. O objetivo é que os alunos associem o número de letras da palavra com o seu respectivo quadrinho (nº de letras = nº de quadrinhos). Atenção! Pode acontecer de palavras diferentes terem o mesmo número de letras, mas o aluno tem que perceber que a posição da palavra na cruzadinha afeta outras palavras.

6) TEXTO LACUNADO
- Divida os alunos em grupos. Distribua para cada grupo uma folha com a quadrinha, mas no lugar de algumas palavras deixe espaços em branco. Deixe sobre a mesa as palavras da quadrinha. Cada grupo deve procurar e colocar as palavras corretas sobre os espaços em branco.

A __________ DA VOVÓ
CERCADINHA DE ______ .
O _______ ESTÁ DEMORANDO
COM ____________ NÃO TEM _____.

OBS: Pode-se variar esta atividade, utilizando também palavras escritas com letra cursiva e/ou trocando as palavras a completar.

7) TEXTO FATIADO
- Divida os alunos em grupos. Distribua para cada grupo fichas com as frases da quadrinha fora da ordem. Os alunos devem organizar as frases na ordem correta.

8) DOMINÓ DE DIFERENTES TIPOS DE LETRAS
- Dispor a turma em grupos ou em círculo (dependendo da quantidade de jogos disponíveis) e jogar como Dominó.

9) BARALHO DE SÍLABAS
- Vire todas as cartelas com as sílabas para baixo e misture-as. Distribua cinco cartelinhas para os alunos participantes e deixar as outras viradas para baixo, na mesa. Cada jogador deverá formar uma palavra com as cartelas em mãos, à sua vez. Se ele não tiver sílabas suficientes, deverá tirar uma carta da mesa, e aguardar sua próxima vez para formar uma palavra. Ganha quem conseguir terminar com todas as cartelinhas primeiro.

10) QUANTAS PALAVRAS
- Coloque todas as sílabas dentro de um saco e misture-as. Distribua um punhado para os alunos participantes e verificar quantas palavras podem ser formadas. Vence quem conseguir formar o maior número de palavras.

11) DESCUBRA A PALAVRA
- Coloque todas as sílabas dentro de saquinhos (o professor define o número de sílabas que cada saquinho conterá). Peça que os alunos formem as palavras com aquelas sílabas. Vence quem conseguir formar o maior número de palavras.
Obs.: O professor deve mostrar a palavra das fichinhas em anexo, para que os alunos vejam e confiram se a palavra foi escrita corretamente ou não.

12) CAIXA DE PALAVRAS
- Coloque todas as palavras dentro de uma caixa de fósforos (o professor define o número de palavras que cada caixa conterá e o campo semântico a ser utilizado);
- Divida os alunos em grupos;
- Peça que cada aluno retire uma palavra e forme outras palavras com a letra ou sílaba inicial daquela palavra retirada (pode ser do mesmo campo semântico ou não);
- Vence quem conseguir formar o maior número de palavras diferentes daquela retirada da caixa.
Obs.: Os alunos deverão registrar a palavra para que vejam a escrita correta, número de sílabas, etc.